Menu

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Meus onze jogos inesquecíveis

       Amo futebol. Nunca me canso de torcer, de comemorar cada título e, quando eles não vêm, de acreditar que ano que vem será diferente pro Flamengo. Nunca paro de desdenhar das conquistas e de tripudiar em cima das humilhações sofridas pelos adversários. Nunca! E esse amor foi vivido com frequência dentro dos estádios, especialmente no Maracanã.
       Então, resolvi fazer uma lista de jogos que eu presenciei lá da arquibancada. Vou dizer que foi bem difícil escolher somente onze jogos. Caberia mais, mas como o assunto é futebol, tem que ter onze em campo. Realmente foi de doer deixar de fora vários importantes, como o primeiro jogo que assisti em uma Copa do Mundo, em 2006 na Alemanha, ou várias finais com o Flamengo campeão - ou não!
       Enfim, para o bem ou para o mal, os jogos a seguir marcaram a minha vida e eu estava lá, sentado, em pé, gritando, calado, absurdamente feliz, tremendamente triste. Desde a infância.

Flamengo 0x1 Fluminense
Domingo, 16/12/1984, Maracanã - Rio de Janeiro
Campeonato Carioca - Final
Flamengo Vice

O primeiro é logo um capítulo triste. Eu tinha 9 anos, já tinha ido ao Maracanã algumas vezes, mas não com tanto público. Esse jogo foi o ÚLTIMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE com mais de 150 mil pagantes - mais precisamente, 153.520. Quem me levou foi o segundo marido da minha mãe, que é botafoguense; até hoje não sei o porquê. E agradeço por ter estado lá. Lembro perfeitamente de duas coisas. Primeiro, da dificuldade para sentar, e nós só conseguimos porque eu era criança e abriram espaço. Segundo, do maldito gol do Fluminense: a jogada pela direita, o cruzamento, a cabeçada do Assis, o Fillol nem se mexendo, e a torcida do outro lado comemorando.
Veja aqui.

Flamengo 1x1 Fluminense
Quarta, 11/12/1985, Maracanã - Rio de Janeiro
Campeonato Carioca - Triangular Final
Flamengo ficou em terceiro

Já com 10 anos, nesse jogo fui com meu pai. Era o primeiro jogo do triangular final de 1985. O Flamengo dominou o jogo desde o início, teve inúmeras chances. O Fluminense foi salvo pela trave, pelo goleiro, pela sorte. E, como sempre naqueles tempos, fez 1x0, gol do Washington. Foi a única chance real deles durante o jogo todo. O Flamengo continuou martelando. Aos 44 do segundo tempo, uma bola rebatida sobra quase na intermediária pro Leandro, que fuzilou. Foi incrível: a bola foi levemente desviada pelo Paulo Victor, bateu no travessão, nas suas costas, e caiu dentro do gol, sem nem bater na rede. GOLAÇO! Lembro da festa absurda na arquibancada, seria muito injusto perder aquele jogo. Mas não adiantou, perdemos pro Bangu depois e o Fluminense foi tri.
Veja aqui.

Flamengo 4x1 Fluminense
Domingo, 16/02/1986, Maracanã - Rio de Janeiro
Campeonato Carioca - Taça Guanabara

Esse jogo foi triplamente marcante. Foi uma goleada linda, um verdadeiro passeio. Foi a volta do Zico depois de longo período parado por contusão. E eu assisti no meio da torcida do Fluminense! Sim, minha madrinha (e também tia) é a pessoa mais tricolor que eu conheço, ia a todos os jogos que podia. E hoje, já quase aos 60 anos e aposentada, vai a TODOS os jogos onde quer que seja. Ela e outra tia  me levavam, às vezes, pra um jogo ou outro do Fluminense, na vã esperança de que eu virasse casaca. Acho que nunca prestaram atenção ao hino do Mais Querido. Enfim, a torcida do Fluminense passou todo o início do jogo pegando no pé do Zico, chamando ele de bichado. Resultado: ele meteu três gols, incluindo um golaço de falta antológico, e calou a boca dos infiéis. Me senti vingado. E ainda terminamos campeões em 1986.
Veja aqui.

Flamengo 0x1 Botafogo
Quarta, 21/06/1989, Maracanã - Rio de Janeiro
Campeonato Carioca - Final
Flamengo Vice

Esse aqui foi um revés histórico, mais pela situação do Botafogo. Eles estavam há VINTE E UM anos sem ganhar um único título. O Zico estava em fim de carreira, já não aguentava o jogo todo em campo. Lembro da nossa esperança quando teve uma falta perto da área, pouco antes dele ser substituído. Passou muito perto e ficamos preocupados demais. E aí rolou aquele lance, cruzamento do Mazolinha, empurrão do Maurício no Leonardo e gol do Botafogo.
Veja aqui.

Flamengo 2x2 World Cup Masters
Terça, 06/02/1990, Maracanã - Rio de Janeiro
Amistoso - Despedida do Zico

Estádio lotado, clima estranho. Como assim o Zico estava parando? Do jogo mesmo, não lembro de quase nada, só que o Taffarel fechou o gol. O que me marcou foi a torcida toda, inclusive eu, tentando gritar o nome do Zico e não conseguindo, só saía uma coisa falha, engasgada. Você olhava para os lados e todo mundo estava travado, chorando, se abraçando. Eu e meu pai sofremos demais lá. Tenho o ingresso e o Jornal dos Sports, distribuído no estádio, até hoje. O jornal foi autografado, anos depois, pelo Zico.
Foi a primeira vez que chorei no Maracanã.
E estou chorando agora.
Veja aqui.

Flamengo 2x2 Botafogo
Domingo, 19/07/1992, Maracanã - Rio de Janeiro
Campeonato Brasileiro 1992 - Final - 2º Jogo
Flamengo Pentacampeão Brasileiro

O título praticamente havia sido decidido no jogo anterior, quando vencemos por 3x0. Esse jogo foi quase de uma torcida só. A meia dúzia deles que se arriscou acabou ficando com uma fatia minúscula da arquibancada. Para comprar ingresso já foi um perrengue que não tinha passado antes. Fui com amigos e, após comprar os ingressos de todos, voltei "nadando" por cima da multidão na bilheteria, já que não era possível sair andando. Como acabei ficando do lado que seria do Botafogo, vi de frente a tragédia da galera caindo da arquibancada, foi muito sinistro. Em campo, fizemos 2x0 e garantimos o título. Eles empataram, mas quem se importa? "Chicão! Chicão! FDP, cabeçudo e orelhão!" Ahahaha.
Veja aqui.

Flamengo 3x1 Vasco
Domingo, 27/05/2001, Maracanã - Rio de Janeiro
Campeonato Carioca - Final - 2º Jogo
Flamengo Tricampeão Carioca

O gol do Pet! O jogo foi absurdamente emocionante. O Vasco venceu o primeiro jogo por 2x1 e tínhamos que ganhar por dois gols de diferença. Nossa bola não entrava e o Vasco apavorava nos contra-ataques. Aos 43 do segundo tempo, eu já tinha feito todas as macumbinhas possíveis pra ver se entrava mais uma e não estava rolando. Dei umas voltas em torno de um copo no chão. O Pet bateu. O mundo parou.
Foi a segunda vez que chorei no Maracanã.
Agora, foi a milésima ao lembrar.
Veja aqui.

Flamengo 1x0 Vasco
Quarta, 26/07/2006, Maracanã - Rio de Janeiro
Copa do Brasil - Final - 2º Jogo
Flamengo Bicampeão da Copa do Brasil

Em cima do Vasco faltava um título nacional. E veio nesse jogo. Aqui, já fazia quase 20 anos que o Flamengo não perdia uma decisão para eles. Foi a única vez na história da Copa do Brasil que um dos times não fez gol em nenhum dos dois jogos da final. Golaço do Juan, a bola sobrou na entrada da área e ele fuzilou.
Veja aqui.

Barcelona 1x1 Atlético de Madrid
Sábado, 17/05/2014, Camp Nou - Barcelona
Campeonato Espanhol 2013/2014 - Última Rodada
Barcelona Vice

Esse jogo foi um fato raríssimo na história do campeonato espanhol. Os dois únicos times com chances de levar o título se enfrentaram na última rodada, o que deu ao jogo um caráter de final. Uma chegada alucinante ao aeroporto de Madrid, em que quase perdi o voo para Barcelona e, consequentemente, o jogo, foi o ponto de partida para as sensações que viriam. Foi emocionante acompanhar o ônibus até o estádio, cantar o hino (sim, eu sei o hino todo), ver o Messi pela primeira vez. O Atlético podia apenas empatar para ser campeão depois de 18 anos. Não só conseguiu, como o gol de empate deles, pra deixar claro quem é o pé-frio, foi do uruguaio GODÍN.
Veja aqui.

Brasil 1x7 Alemanha
Terça, 08/07/2014, Mineirão - Belo Horizonte
Copa do Mundo 2014 - Semifinal

Não tem muito o que dizer sobre essa catástrofe. Esse jogo está aqui por causa do fato histórico. Foi triste demais, demais, mas eu estava lá e espero poder contar para os netos como foi presenciar aquela tragédia acontecer. Até o 3x0 ainda tive esperança, que morreu logo depois. No final do jogo, já com 7x0 para eles e muita cerveja na ideia, me peguei torcendo e xingando o Neuer, por pegar todas. Comemorei alucinadamente o gol do Oscar, por não mais que um segundo, antes de cair na real, sentar e deixar escorrer uma lágrima: "sete a um, porra...".
Veja aqui.

Alemanha 1x0 Argentina
Domingo, 13/07/2014, Maracanã - Rio de Janeiro
Copa do Mundo 2014 - Final
Alemanha Tetracampeã mundial

Para fechar, um sonho de criança realizado. A Copa do Mundo sempre foi um evento mágico para mim, e estar numa final era a coisa que eu mais queria dentro do futebol - com ou sem Brasil. Pois eu fui na final, e as imagens que eu vi  - e decorei - tantas vezes na televisão aconteceram ali na minha frente. Tirei uma foto premonitória, a única que tirei de um telão nos dez jogos que assisti na Copa: a substituição do Klose pelo Götze, autor do gol do título. Depois do jogo, já infiltrado no meio da torcida alemã na arquibancada, quando o Lahm levantou a taça eu desabei em lágrimas por uns dois minutos, sem parar. Depois disso, acho que não preciso de mais muita coisa nos estádios.
Veja aqui.

Não preciso, mas quero: que venham os próximos momentos mágicos!

***************************************

Barcelona 1x2 Real Madrid
Sábado, 02/04/2016, Camp Nou - Barcelona
Campeonato Espanhol 2015/2016
Barcelona terminou campeão

Fui obrigado a acrescentar o décimo segundo jogo! Meu pai estava indo pra Espanha e resolvi acompanhá-lo pra ver o, talvez, maior clássico do mundo. Benzema e Cristiano Ronaldo fizeram questão de tentar estragar mais um jogo meu do Barcelona, mas nem liguei pra derrota. O Barcelona já entrou em campo praticamente campeão e confirmou o título nas rodadas seguintes. O mais importante era ver aquilo ali de perto, e foi realmente incrível.
Veja aqui.


***************************************

Libertadores 2019

Épico demais pra não ter um post especial. Um dia, ele estará aqui.


***************************************

Jogos que ficaram de fora, só que não:

Flamengo 2x1 Boca Juniors
Libertadores 1991 - Quartas de Final - 1º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro

Flamengo 3x0 Botafogo
Campeonato Brasileiro 1992 - Final - 1º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo campeão no jogo seguinte

Flamengo 0x0 Vasco
Campeonato Carioca 1996 - Última Rodada
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Campeão antecipado e invicto

Flamengo 2x2 Grêmio
Copa do Brasil 1997 - Final - 2º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Vice

Flamengo 1x4 Vasco
Campeonato Brasileiro 1997 - 2ª Fase
Maracanã, Rio de Janeiro

Flamengo 4x1 Corinthians
Campeonato Brasileiro 1998 - 1ª Fase
Maracanã, Rio de Janeiro

Flamengo 2x1 Vasco
Campeonato Carioca 2000 - Final - 2º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Campeão

Flamengo 1x2 Vasco
Campeonato Carioca 2001 - Final - 1º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Campeão no jogo seguinte

Flamengo 5x2 Fluminense
Campeonato Brasileiro 2002 - 1ª Fase
Maracanã, Rio de Janeiro

Flamengo 1x1 Cruzeiro
Copa do Brasil 2003 - Final - 1º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Vice no jogo seguinte

Flamengo 0x2 Santo André
Copa do Brasil 2004 - Final - 2º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Vice

Brasil 0x1 França
Copa do Mundo 2006 - Quartas de Final
Commerzbank-Arena, Frankfurt, Alemanha

Bayern München 2x0 Barcelona
Troféu Uli Hoeness 2013 - Amistoso
Allianz Arena, Munique, Alemanha

Flamengo 1x1 Vasco
Campeonato Carioca 2014 - Final - 2º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Campeão

Brasil 3x1 Croácia
Copa do Mundo 2014 - 1ª Fase - Jogo de Abertura
Arena Corinthians, São Paulo

Alemanha 4x0 Portugal
Copa do Mundo 2014 - 1ª Fase
Fonte Nova, Salvador

Brasil 1x1 Chile
Copa do Mundo 2014 - Oitavas de Final
Mineirão, Belo Horizonte
Brasil venceu nos pênaltis

Brasil 1x1 Alemanha
Olimpíadas 2016 - Final
Maracanã, Rio de Janeiro
Brasil Campeão: venceu nos pênaltis

Flamengo 2x1 Fluminense
Campeonato Carioca 2017 - Final - 2º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Campeão

Flamengo 1x1 Cruzeiro
Copa do Brasil 2017 - Final - 1º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Vice no jogo seguinte

Flamengo 1x1 Independiente
Copa Sulamericana 2017 - Final - 2º Jogo
Maracanã, Rio de Janeiro
Flamengo Vice

França 4x2 Croácia
Copa do Mundo 2018 - Final
Estádio Lujniki, Moscou, Rússia

Cruzeiro 0x1 Flamengo
Libertadores 2018 - Oitavas de Final - 2º Jogo
Mineirão, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário