Menu

quarta-feira, 3 de junho de 2015

MÚSICA DO DIA - Junho de 2015

A cada nova música do dia, este post será atualizado. As mais recentes ficam em cima. 
O "Qual é o seu problema? Tira essa merda!" do mês vai para: Sambô! Quer fazer cocô com as músicas, faz longe da gente. Esses caras são uma puta piada de mau gosto!
Playlist do mês: clique AQUI.

26 de junho de 2015 (sexta)
Animate (Rush)
Álbum: Counterparts (1993). Ouça aqui.

Pra mim, o Counterparts é o último álbum realmente espetacular do Rush. Muita gente não o acha tão bom, por ser bem diferente das fases anteriores. Essa música abre o disco e é muito boa. Nos tempos nerds do curso técnico de eletrônica no CEFET, a gente chamava ela de melô do transistor: "Polarize me (...) Compensate me (...) Complicate me". Essa tem uma pegada mais pra rock moderno, que pode agradar a quem não gostava muito do progressivo do início da banda.

24 de junho de 2015 (quarta)
My Acid Words (Nevermore)
Álbum: This Godless Endeavor (2005). Ouça aqui.

É impressionante como eu levei quase duas décadas lamentando o fim da banda Sanctuary até descobrir o Nevermore, quase uma continuação da anterior. Isso aqui é metal poderoso, de primeiríssima qualidade. No Nevermore, o vocalista Warrel Dane passa a cantar sem exagerar nos agudos, como nos tempos de Sanctuary, e agora, muito mais maduro, manda vocais realmente fantásticos, sem poréns. Imperdível!

22 de junho de 2015 (segunda)
Incarnated Solvent Abuse (Carcass)
Álbum: Necroticism - Descanting the Insalubrious (1991). Ouça aqui.

Beleza e agressão! O "Necroticism" é um dos melhores álbuns da história pra mim. O peso pensado e envolvente desse álbum aparece do começo ao fim. Aqui, as letras ainda são bem toscas, as palavras são desconhecidas, mas o som é matador. O Carcass fazia o que se chamava de splatter: as letras abusavam de termos médicos, descrições de necrópsias e doenças. Idiota, não? Mas quem se importa com uma música boa dessas? Não iniciados no metal sofrerão, mas sofrimento mesmo é não gostar disso.  :-)
  • Shows que assisti: 1. Em 2011, em São Paulo, acabou a minha espera de 20 anos pra ver esses caras. O show foi um dos melhores da minha vida. Ironicamente, aconteceu na casa de shows do Netinho de Paula! Justiça seja feita: a qualidade do som estava perfeita.

19 de junho de 2015 (sexta)
Save a Prayer (Duran Duran)
Álbum: Rio (1982). Ouça aqui.

Esses caras têm várias músicas boas! "Save a Prayer" é um mega clássico. Durante a música inteira rola um som peculiar, tipo uma cuíca eletrônica (no clipe aparece um cara soprando um instrumento estranho). Nunca tinha visto o clipe dessa música e descobri agora que foi filmado no Sri Lanka. Achei as paisagens maneiríssimas. Tá anotado!

17 de junho de 2015 (quarta)
I Thought I Knew It All (Megadeth)
Álbum: Youthanasia (1994). Ouça aqui.

Mais Megadeth, fazer o quê? É que nem pizza, mesmo quando é ruim... é bom. Ia ser O Rappa, depois ia ser REM. Mas, foi mal, a melhor música do REM ainda é pior do que a 50ª melhor do Megadeth.   :-)  Essa música aqui é calminha, dá pra botar pra sua avó ouvir.

15 de junho de 2015 (segunda)
La Barca (Roberto Cantoral)
Álbum: ? (1957). Ouça aqui (com Luís Miguel, 1991).

Música muito velha e com um milhão de versões dá nessa confusão. Minha pesquisa chegou ao nome de Roberto Cantoral como autor, diferente da informação que sempre tive de que essa música era de autor desconhecido. Ela foi gravada pela primeira vez pelo trio de Cantoral, Los Tres Caballeros, em 1957, em um álbum que ninguém parece saber o nome. Sobre a música, é impressionante de linda. E sempre me lembra do meu avô Godinho, que foi enterrado com a letra dela, a sua preferida, nas mãos... uma última homenagem que pude fazer.  :-(

12 de junho de 2015 (sexta)
Holofotes (João Bosco)
Álbum: Zona de Fronteira (1991). Ouça aqui.

O "Zona de Fronteira" é quase um disco de jazz. Várias estrelas da música instrumental brasileira participaram desse álbum. Essa música é sacanagem de boa. Não encontrei a versão de estúdio, procura aí.

8 de junho de 2015 (segunda)
Elements (Atheist)
Álbum: Elements (1993). Ouça aqui.

Lembro da decepção quando ouvi o álbum "Elements" pela primeira vez. O Atheist, que era uma das minhas bandas preferidas, e era um death metal cerebral matador, tinha feito um disco meia boca, leve e totalmente diferente dos anteriores. Esse é sem dúvida o mais fraco dos três primeiros, mas é claro que tem coisa que se salva. Sem ser espetacular, essa faixa-título é boa.

6 de junho de 2015 (sábado)
Hook in Mouth (Megadeth)
Álbum: So Far, So Good... So What! (1987). Ouça aqui.

Hoje não teve aula, mas não dá pra ignorar uma música que te fez cantar alto no carro. Então, tá aí. Hook in Mouth é uma porrada!

5 de junho de 2015 (sexta)
Disposable Heroes (Metallica)
Álbum: Master of Puppets (1986). Ouça aqui.

Essa é a música mais cansativa pra se tocar do "Master of Puppets". São mais de 8 minutos de palhetadas intensas, o braço chega a doer. Mas a música é foda demais! Estará no nosso show dia 13 de junho, no Open Bar do Heavy Duty. Back to the front!

3 de junho de 2015 (quarta)
The Killing Road (Megadeth)
Álbum: Youthanasia (1994). Ouça aqui.

O "Youthanasia" é o segundo álbum do Megadeth depois que eles começaram a baixar a bola no peso, processo iniciado com o "Countdown to Extinction", de 1992. Essa música tem um riff legal e um refrão interessante, mas não chega a ser exatamente uma de minhas preferidas. Mas vale um confere.

1º de junho de 2015 (segunda)
September (Earth, Wind and Fire)
Álbum: - (Single, 1978). Ouça aqui.

Essa música me destrói. Como se não bastasse eu já amar essa obra prima da disco music dos anos 1970, foi a primeira música que a banda tocou no meu casamento. Um contexto eterno foi criado pra ela. Eu NUNCA fico indiferente. E pensar que ela não foi incluída em nenhum álbum "regular" do EW&F. Foi gravada durante a produção do álbum "I am", de 1978, mas ficou de fora. Então, foi lançada como single no mesmo ano. Depois foi incluída na compilação "The Best of Earth, Wind & Fire, Vol. 1". Do you remember?  :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário